|
|
|
Registros recuperados: 47 | |
|
|
COSTA, P. da; COSTA, J. R. da; AQUINO, A. M. de; SANTOS, A. G. dos; FURTADO, A. L. dos S.; GREGO, C. R.; RODRIGUES, C. A. G.; CRISCUOLO, C.; ALVES, E. R. da S.; ESCOBAR, J. L.; STARETZ, K.; SOUZA, M. G. S. de; DURIGAN, M. F. B.; COSTA, M. O. X. D.; SALES, P. de A. O.; BELTRAO, S. L. L.. |
Apresentam-se diferentes ações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de cunho educacional tanto formal quanto não formal, que contribuem para o desenvolvimento de habilidades e competências no meio rural brasileiro |
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Empreendedorismo; Educação Agrícola; Educação Ambiental; Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Sustentável. |
Ano: 2018 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1098264 |
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
|
RACHWAL, M. F. G.; SOUZA, R. G.. |
A Educação Ambiental é uma disciplina que busca educar gerando no ser humano a formação de uma consciência crítica e uma mudança de comportamento positiva em relação ao meio ambiente. Ela é fundamental para embutir nas mentes humanas a necessidade e a urgência de conservar e preservar o meio ambiente. O Programa de Educação Ambiental da Embrapa Florestas - PREA, criou o método Educação Ambiental Integrada - os Seis Elementos, o qual ressalta a interdependência entre os seis elementos naturais (ar, água, solo, flora e fauna incluindo o ser humano), fundamentais para a manutenção da vida no planeta. Ao ser humano, o sexto elemento, embora faça parte da fauna, é dado um destaque especial, por ser o único capaz de reverter o processo da degradação atual,... |
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Seis elementos.; Educação Ambiental; Meio Ambiente; Preá.. |
Ano: 2003 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/308607 |
| |
|
| |
|
|
RACHWAL, M. F. G.; MAZZA, M. C. M.; MAZZA, C. A. da S.; MATTOS, P. P. de. |
O Município de Irati apresenta grande importância do ponto de vista da conservação ambiental, pois é o divisor de águas das três principais bacias hidrográficas do Paraná e abriga duas Unidades de Conservação da Floresta Ombrófila Mista, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Esperança e a Floresta Nacional (Flona) de Irati. Em vista disso, e considerando a importância da educação ambiental para a conservação dos recursos naturais, esse trabalho teve por objetivo realizar um diagnóstico ambiental rápido em escolas rurais e seus entornos, no Município de Irati, e estabelecer, de forma participativa, propostas de melhorias. Foram selecionadas seis escolas rurais, próximas a remanescentes de florestas nativas. O diagnóstico ambiental nas escolas foi... |
Tipo: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Diagnóstico ambiental.; Produção; Conservação; Educação Ambiental; Natureza.. |
Ano: 2006 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/313667 |
| |
|
|
COSTA, P. da; COSTA, J. R. da; AQUINO, A. M. de; SANTOS, A. G. dos; FURTADO, A. L. dos S.; RODRIGUES, C. A. G.; CRISCUOLO, C.; ALVES, E. R. da S.; ESCOBAR, J. L.; STARETZ, K.; SOUZA, M. G. S. de; DURIGAN, M. F. B.; COSTA, M. O. X. D.; SALES, P. de A. O.; BELTRAO, S. L. L.. |
Abstract: In rural areas, low levels of education, coupled with lack of skills and competencies, are one of the main problems that limit and restrict the appropriation of knowledge and the adoption of technologies. Disseminating knowledge and technological solutions and stimulating the investigative learning of science are tools capable of changing this scenario, contributing to the expansion of the well-being of rural communities, as well as to the generation and incorporation of technologies capable of promoting sustainable rural development. This chaper presents different actions of the Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa), both formal and non-formal, which contribute to the development of skills and competences in the Brazilian rural... |
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Empreendedorismo; Educação; Educação Ambiental; Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Sustentável; Rural development; Sustainable development; Entrepreneurship; Rural education and training. |
Ano: 2020 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1137285 |
| |
|
|
CAMILO, F. de L; CORREIA, M. E. F.; FERREIRA, V. M.. |
Esta publicação foi desenvolvida com o objetivo de capacitar professores de Ensino Fundamental na elaboração e execução de miniprojetos focados nos princípios da Agroecologia para serem realizados em sala de aula com estudantes. O solo foi escolhido como destaque nesta publicação, pois é local onde existe a grande biodiversidade, espaço por excelência da decomposição de microrganismos e ciclagem de nutrientes, além de ser um componente essencial para o crescimento das plantas. No primeiro volume mostra-se a observação dos processos que ocorrem na natureza, enquanto que no segundo volume, apresenta-se conceitos de manejo e produção de material vegetal, reciclagem de resíduos orgânicos, a biota do solo como agente decompositor e seu manejo, a germinação e o... |
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Ciclagem de nutrientes; Serrapilheira; Diversidade; Vermicompostagem.; Educação Ambiental; Germinação.. |
Ano: 2014 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1010499 |
| |
|
| |
|
|
RACHWAL, M. F. G.; SOUZA, R. G.; WITHERS, L. H. O.. |
A educação ambiental tornou-se uma prática indispensável em todas as empresas e instituições públicas e privadas nas esferas municipal, estadual e federal. Este trabalho objetivou apresentar a experiência do Programa de Educação Ambiental da Embrapa Florestas (PREA), no período de 2001 a 2006. Durante seis anos de atividades, o PREA ministrou inúmeros cursos e palestras, conduziu grupos em trilhas ecológicas, participou de eventos, organizou encontros referentes a meio ambiente, realizou diagnósticos ambientais, estabeleceu parcerias de cooperação técnica com vários órgãos e empresas e publicou material didático sobre educação ambiental. Os resultados indicaram que a Embrapa Florestas, juntamente com seus parceiros, desenvolveu e aplicou métodos eficientes... |
Tipo: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Programa.; Produção; Educação Ambiental; Instituição de Pesquisa.. |
Ano: 2006 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/301370 |
| |
|
| |
Registros recuperados: 47 | |
|
|
|